Dona Val ou Val Parteira tem 73 anos e é mãe de quatro filhos: “Todos de parto natural. Os três últimos nasceram em casa comigo, fui parteira de mim mesma para honrar a minha profissão”, descreve ela natural de Coaraci, município que pertenceu a Ilhéus.
Nos anos 70, morou em diversas cidades e atuou como enfermeira no hospital Espanhol em Salvador. “Quando retornei resolvi morar na zona rural e ajudei muitas mulheres nos seus partos. A vida de parteira não é fácil. Qualquer hora da madrugada tem de se levantar mesmo embaixo de chuva. Naquela época, caminhava muito porque não tinha carro e as casas eram distantes umas das outras”, fala com orgulho.
O primeiro nascimento, ela não esquece: “Quando conheci a alimentação macrobiótica um amigo me convidou para fazer o parto do filho dele. Na época, disse, você é enfermeira, viu muitos partos. Comecei a estudar o parto natural nos anos oitenta e este foi o meu primeiro feito em casa e de forma tradicional”, lembra.
Conhecida bastante na região, Dona Val, cultiva conhecimentos tradicionais em Serra Grande. “Criei com minha filha
Aranda, o espaço Caminho das Ervas há três anos, a fim de resgatar os saberes que estavam se perdendo, como das benzedeiras, rezadeiras e até parteira. Com esta pandemia, não daremos continuidade na estrutura física por condição mesmo de mantê-la, mas o quintal continuará”, cita, afirmando que o sonho não acabou e o projeto dará continuidade em outros quintais.
Comments