A ativista de causas sociais e ambientais, Joselita Machado, é defensora da conquista de direitos através de políticas públicas para transformar realidades comunitárias. “Eu não sou liderança. Sou militante de base. Não lidero. Eu mudo paradigmas”, endossa.
Conhecida como Dona Jô, morando há dezoito anos em Serra Grande é uma das idealizadoras da associação dos moradores (Asmoban) e também da feira Sabores e Saberes do Bairro Novo.
“Gosto de fundar projetos. Não temos? Vamos fazer. Amo defender políticas públicas. Meus direitos e os direitos coletivos e brigo. Peguei gosto pelo ambiental quando passei a morar numa APA e por ter meus filhos estudando numa escola antroposófica”, diz ela que tem 65 anos e nasceu em Dário Meira (BA).
Os problemas sociais a afligem, mas ela sabe que as mudanças chegam com as escolhas e o esforço do coletivo. “Sou formada em assistência social, porém, odeio assistencialismo. Gosto de dar possibilidade para o cidadão desenvolver todas suas capacidades e, dignamente, buscar seu desenvolvimento como pessoa. Isso me alimenta como ser humano: gosto de me indignar e ir pra luta”, reflete.
Comments